InfoBee Boas práticas apícolas na relação com a agricultura são temas de treinamento gratuito - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Boas práticas apícolas na relação com a agricultura são temas de treinamento gratuito

Data: 16/12/2022 - por Portal do Agronegócio

Boas práticas na apicultura são essenciais não só para proteger as abelhas, mas também para garantir o sucesso da agricultura, uma vez que diversos cultivos dependem dos polinizadores

O tema é abordado no terceiro módulo do treinamento gratuito e on-line disponibilizado pelo Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), na plataforma www.sindiveg.org.br/cursos.

“A produção de alimentos depende do uso de defensivos agrícolas, que ajudam a combater pragas e doenças. Contudo, falhas nesse processo podem impactar a criação de abelhas. No módulo 2, apresentamos as boas práticas adotadas pelos agricultores para evitar problemas para as abelhas. Agora, no módulo 3, debatemos os melhores manejos que podem ser adotados pelos apicultores para ter sucesso em sua atividade e boa convivência com a produção agrícola”, afirma a bióloga Isabela Rivato, analista de uso correto e seguro do Sindiveg.

A escolha do local de criação é fundamental para proteção das abelhas. Quando for instalar o apiário em áreas agrícolas, o apicultor deve evitar instalar as colmeias próximas a culturas não dependentes de polinização. Já próximo a culturas dependentes ou beneficiadas pela polinização, o apicultor deve estabelecer um diálogo com o agricultor para saber quando movimentar ou fechar as colmeias antes que ocorra uma pulverização.

Isabela Rivato explica que o treinamento foi elaborado por especialistas e pesquisadores e ” traz um conteúdo importante e simples, ofertado de forma didática, para aprimorar a relação entre a agricultura, a apicultura e a meliponicultura”. Após a conclusão de cada módulo, o participante gera certificado gratuitamente. Ao todo, sete módulos já estão disponíveis na plataforma. O material inclui também o “Manual de Boas Práticas”, que pode ser baixado gratuitamente pelos participantes do curso.

O curso tem como foco apicultores e agricultores, mas pode ser realizado por qualquer interessado no tema.

“Entendemos ser muito importante a conscientização sobre a necessidade da proteção às abelhas e a ampliação do diálogo com os produtores é fundamental nesse processo. O Sindiveg se orgulha de ser pioneiro neste tema”, complementa a bióloga. “Mais de 3 mil pessoas já se inscreveram no treinamento do Colmeia Viva e esperamos atrair público cada vez maior, potencializando essa iniciativa em prol da produção com responsabilidade.”