InfoBee Sudeste recebe atividades do Programa Estadual de Saúde das Abelhas - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Sudeste recebe atividades do Programa Estadual de Saúde das Abelhas

Data: 12/05/2023 - por Rosa Cardoso (ADEPARÁ)

Apicultores e meliponicultores formam o público-alvo da programação realizada por equipe técnica da Adepará

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que atuam no Programa Estadual de Saúde das Abelhas, chegaram à região Sudeste nesta terça-feira (09) para uma semana de atividades direcionadas a apicultores e meliponicultores. Os fiscais agropecuários realizam ações em quatro municípios, levando informações sobre prevenção de doenças e pragas em colmeias.

Produtores de mel recebem orientações para aprimorar a produção

Produtores de mel recebem orientações para aprimorar a produção

A programação começou no município de Marabá, e prosseguirá por toda a semana em Canaã dos Carajás, Parauapebas e Floresta do Araguaia, por meio de encontros com apicultores e meliponicultores, cadastro de apiários e meliponários, e reuniões técnicas.

De acordo com a gerente do Programa, fiscal agropecuária Samyra Albuquerque, o cadastro agropecuário é a base da defesa sanitária, pois permite realizar o controle e a erradicação de doenças e pragas, que por vezes podem adentrar no Estado e dizimar as colmeias.

“O cadastro permite o controle da sanidade e do trânsito das abelhas, e ainda traz benefícios ao criador que deseja comercializar o mel, direcionando seu produto para um estabelecimento de beneficiamento registrado, para comercialização. Sem o cadastro, a atividade encontra-se na clandestinidade, ou seja, não é reconhecida. O produto não agrega valor, e o criador acaba deixando de lucrar com a atividade”, ressaltou a fiscal agropecuária.

Programação

– CANAÃ DOS CARAJÁS – quarta-feira, 10/05, as 09 h

Local: Usina da Paz, na Avenida D, bairro Ouro Preto, sede municipal de Canaã dos Carajás

– PARAUAPEBAS – quinta-feira, 11/05, as 09 h

Local: Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), na Rodovia Faruk Salmen, Quadra 01, lotes 01 a 08, bairro Porto Seguro.

– FLORESTA DO ARAGUAIA – sexta-feira, 12/05

Local: SindSaúde, na Rua 9, n° 1177 – Centro, próximo à Casa da Alegria.