InfoBee Mel auxilia no combate a doenças cardiometabólicas - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Mel auxilia no combate a doenças cardiometabólicas

Data: 13/02/2023 - por AgroLink

O mel é um líquido doce e espesso produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. É comumente usado como adoçante natural em alimentos e bebidas e é valorizado por suas propriedades medicinais há séculos. De acordo com um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Toronto , consumir mel cru (em seu estado bruto) pode trazer benefícios significativos para a saúde cardiometabólica.

As doenças cardiometabólicas, englobam obesidade, hipertensão arterial e diabetes tipo 2, consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das principais causas de morte no mundo. Os estudiosos descobriram que o consumo de mel estava associado a uma menor glicemia em jejum, colesterol total e LDL (‘ruim’), triglicerídeos e um marcador de doença hepática gordurosa. Além disso, o consumo de mel foi associado a níveis mais altos de colesterol HDL (“bom”).

 

“Esses resultados são surpreendentes porque o mel contém cerca de 80% de açúcar”, disse Tauseef Khan, pesquisador sênior do estudo. O mel também é uma composição complexa de açúcares comuns e raros, proteínas, ácidos orgânicos e outros compostos bioativos que trazem benefícios a saúde.  

 

O estudo foi publicado recentemente na revista Nutrition Reviews.

Effect of honey on cardiometabolic risk factors: a systematic review and meta-analysis