InfoBee Entenda por que os polinizadores são tão importantes - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Entenda por que os polinizadores são tão importantes

Data: 29/09/2022 - por Capitalist

Abelhas, borboletas, morcegos e aves, saiba porque os polinizadores são fundamentais para a produção de alimentos.

Tudo tem a sua importância na natureza. Até mesmo os seres mais pequeninos podem contribuir significativamente para a vida da Terra, movimentando diariamente esse ciclo sem fim. É o caso dos polinizadores (insetos, pequenos mamíferos, aves etc), animais que transportam pólen de uma flor para outra, da mesma planta ou de plantas diferentes, realizando assim a fertilização dessas flores e, contribuindo para a produção de sementes e frutos.

Desse modo, temos que essa ação realizada pelos polinizadores, é fundamental para a produção de alimentos. E isso vale tanto para as plantas que nascem espontaneamente na natureza, bem como, aquelas cultivas pelo homem.

O fato é que o aumento da produção e o uso cada vez maior de defensivos agrícolas, tem contribuído para o extermínio dos agentes polinizadores, sendo os insetos, os mais prejudicados.

As abelhas, por exemplo, além de nos fornecer o mel, são as principais polinizadoras de espécies produtoras de alimentos. Além disso, elas também contribuem para a manutenção e conservação de comunidades de plantas em ecossistemas naturais e são muito importantes na melhoria da produtividade agrícola.

Contudo, nas últimas décadas tem sido observado uma acelerada diminuição de espécies de abelhas polinizadoras, devido aos fatores acima especificados. E esse problema merece especial atenção, já que tem reflexos na produção de alimentos do Brasil e do mundo.

Dessa maneira, ciente da importância dos agentes polinizadores – tais como as abelhas, as borboletas e outros insetos, além de aves, morcegos e pequenos mamíferos – e, diante das consequências negativas que a falta deles pode gerar para todos nós, é imprescindível que cada um faça a sua parte.

Nesse sentido, como auxiliar na defesa dos agentes polinizadores? Acompanhe algumas dicas e saiba como dar uma forcinha para amenizar o problema:

  • Na hora de comprar alimentos, dê preferência aos orgânicos, já que o seu cultivo é livre de agrotóxicos;
  • Prefira comprar em feiras ao invés de supermercados, dando preferência aos pequenos produtores, pois em geral eles cultivam várias culturas, o que contribui para a manutenção dos polinizadores;
  • Apoie campanhas em prol da preservação dos polinizadores;
  • Se possível, tenha plantas frutíferas em casa ou faça uma hortinha e estimular a agroecologia.

O pouquinho que cada um faz já ajuda significativamente, sem falar que, adotando essas práticas você estará contribuindo não só para preservação dos agentes polinizadores, como também para sua saúde e um meio ambiente mais saudável e equilibrado!