InfoBee Do amor pelo mel ao sucesso na apicultura - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Do amor pelo mel ao sucesso na apicultura

Data: 06/03/2023 - por Sebrae/MS

Empresa FaBee Pantanal, de Aquidauana, utiliza o mel para diferentes produtos, como sabonetes e pão

O sucesso da FaBee Pantanal é resultado do empenho e dedicação, que está sempre em busca de aprimorar a qualidade do mel produzido — Foto: Arquivo pessoal

Fabiana de Abreu Rangel é psicóloga de formação e mudou-se para Aquidauana, em 2019, para morar em uma fazenda. Sua paixão por mel a levou a pesquisar a forte presença da apicultura no Mato Grosso do Sul e, em 2021, decidiu começar a produzir esse alimento, mas o que começou como uma atividade pessoal rapidamente se transformou em uma oportunidade de negócio. Aliando a paixão pelo mel e a vontade de empreender, Fabiana fundou a FaBee Pantanal, oferecendo um produto diferenciado e de alta qualidade que conquistou o paladar de amigos e familiares e se tornou um sucesso de vendas.

A empresa tem buscado inovações para se destacar no mercado de mel e produtos artesanais, e isso inclui fazer parte da Indicação Geográfica (IG) do Mel Pantanal. Nesse sentido, os apicultores da região, incluindo Fabiana, têm ganhado apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal. Entre as ações, estão o auxílio no fortalecimento da governança da cadeia do mel, com a reativação da Associação dos Apicultores Mel do Pantanal (Cofenal), bem como, a retomada do processo de certificação pelo IG, concedida por esta entidade.

“Esse apoio vai desde consultorias em Marketing e Design, para ajudar a contar a nossa história e criar rótulos de qualidade, até orientações sobre seguir as orientações na legislação. Além disso, o Sebrae também auxilia na busca por novos mercados, como São Paulo, e na valorização dos produtos com a certificação do IG, o que tem sido importante para os apicultores que estão iniciando no setor. Basicamente, a atuação do Sebrae está permitindo que tenhamos mais destaque no mercado e impulsionando o desenvolvimento econômico da região do Pantanal”, relatou Fabiana Rangel.

Trajetória e produção sustentável

Mesmo com a pandemia e a chegada do seu segundo filho, ela contratou um consultor e começou a trabalhar no seu novo negócio. A ideia inicial era produzir mel para consumo próprio, mas quando ela presenteou a família com caixinhas de mel e percebeu a receptividade do produto, decidiu investir em vendas.

“No final do ano de 2021, teve um almoço em família, onde eu peguei uns favinhos, coloquei em uma caixinha acrílica, super bonitinho. Todo mundo amou esse presente e me perguntou o preço. Não sabia que iria fazer tanto sucesso. Depois, mandei até uma foto para grupos de WhatsApp do pessoal da faculdade. Com isso, tive que levar mais de 90 caixas para vender em São Paulo”, detalhou.

A produção de mel de alta qualidade em uma região tão rica em biodiversidade e beleza natural é um diferencial da empresa — Foto: Arquivo pessoal

A produção de mel de alta qualidade em uma região tão rica em biodiversidade e beleza natural é um diferencial da empresa — Foto: Arquivo pessoal

Com o nome FaBee Pantanal, que combina seu apelido com a palavra “bee” – que em tradução livre para o português, significa abelha – e remete à região onde está localizada a empresa, Fabiana produz um mel de alta qualidade, com sabor e aroma únicos. Em pouco tempo, a demanda pelo produto cresceu e ela passou a fornecer para mercados locais e para outras cidades.

A singularidade do mel produzido pela empresa FaBee, segundo a empresária, está em sua origem silvestre e na variação de sabores e cores que dependem das flores que as abelhas visitam em diferentes épocas do ano. Além disso, o fato de o mel ser produzido em uma fazenda sustentável, que respeita as reservas ambientais e busca equilibrar o ecossistema, também contribui para tornar esse produto único. “É tudo bem artesanal, as embalagens, são todas carimbadas, é um capricho e todo mundo falar que gosta muito do produto. As pessoas sentem o amor e sentem o carinho, tudo que é feito assim”, afirmou.

Apostando em inovações para se destacar no mercado de mel, a proprietária da FaBee Pantanal investiu na criação de panos encerados confeccionados por ela. Fabiana explica que esses itens são uma alternativa sustentável ao papel filme, uma vez que são feitos 100% de cera de abelha e tecido 100% algodão, e podem ser reutilizados diversas vezes.

“Esses paninhos encerados são artesanais, feitos com a mesma cera de abelha das minhas abelhas. Eles são antifúngicos, antibactericidas e sustentáveis, durando de seis meses a um ano e sendo biodegradáveis quando descartados”, destacou. Segundo ela, essa inovação tem sido um sucesso na região, com um público se mostrando interessado em substituir produtos plásticos por alternativas mais ecológicas.

Além deste material, a empreendedora investiu em outros produtos inovadores, como sabonetes de mel e parcerias para a produção de pão de mel e bolachas, sempre utilizando o produto produzido pela família. Com essas iniciativas, a empresa busca se destacar em um mercado cada vez mais concorrido, apostando em algo sustentável e de alta qualidade.

Os planos futuros da FaBee Pantanal envolvem um grande projeto de turismo rural e apicultura, com o objetivo de mostrar ao público a beleza e a importância da região do Pantanal, além de difundir o conhecimento sobre o processo de produção de mel. Fabiana afirmou que sua intenção é “mostrar como é um apiário, porque as pessoas, em geral, não sabem como que é”. Ela também destacou a importância de conhecer o processo de retirada do mel, para garantir a qualidade do produto.

Outra aposta é a expansão do negócio para outras regiões, como São Paulo, onde espera levar o mel do Pantanal para restaurantes e estabelecimentos gastronômicos. Com seus projetos, a empreendedora espera contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e para a valorização da apicultura e do turismo rural no Brasil.

Onde encontrar

A FaBee Pantanal está se expandindo cada vez mais, contando com diferentes pontos de venda. Por meio de parcerias com lojas físicas em Aquidauana, seus produtos podem ser encontrados nos estabelecimentos Armazém MITerroir Pantanal e o Hotel Portal Pantaneiro. Na Brigaderia da Mary, está disponível o pão de mel.

Os interessados também podem adquirir os produtos através do perfil da empresa na rede social Instagram. A FaBee Pantanal também conta com um catálogo para vendas on-line.