InfoBee Abelha-limão é chamada de ‘pirata’ por apropriar-se de mel de outras espécies - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Abelha-limão é chamada de ‘pirata’ por apropriar-se de mel de outras espécies

Data: 31/10/2022 - por Terra da Gente

Inseto assume a colmeia sem visitar flores e aromatiza o mel com o próprio cheiro de limão.

Abelha-limão é destaque no programa deste sábado — Foto: Foto: André Matos

Abelha-limão é destaque no programa deste sábado — Foto: Foto: André Matos

Você já ouviu falar na abelha-limão? Essa é uma personagem da vida real que poderia inspirar até roteiro de filme. Ela é conhecida como “pirata” por invadir colmeias de outras espécies e tomar conta não só do palácio desses insetos, como também de tudo que está lá dentro. Ou seja, mel, cera e própolis.

De acordo com o pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), Tiago Francoy, o mel é literalmente produzido por uma espécie e aromatizado por outra. “A abelha-limão tem esse nome porque ela possui um ácido com o cheiro dessa fruta que exala de longe. E diferente de outras espécies de abelhas ela só saqueia o que está pronto, não produz nada”, conta.

Ainda segundo ele, essa característica faz parte da sua estratégia de ataque da espécie. “Quando essas abelhinhas escolhem um ninho para tomar posse, elas exalam esse perfume de limão que faz com que as abelhas que estão dentro da colmeia fiquem confusas, e percam a comunicação natural delas. A partir disso, a abelha-limão já chega chegando com vantagem nessa batalha”, destaca o especialista.

Abelha-limão invade colméias de várias espécies — Foto: Foto: André Matos

Abelha-limão invade colméias de várias espécies — Foto: Foto: André Matos

Francoy explica ainda que apesar de parecer cruel e até por conta desse hábito, muitos meliponicultores não gostam de ver essas abelhas por perto. Mas ainda assim, elas exercem um papel fundamental na natureza. “Estamos falando da eliminação natural dos insetos. Ou seja, se elas invadem as colmeias, nesse momento começa uma verdadeira guerra. E quem estiver mais forte, sobrevive”, explica.

Uma outra curiosidade sobre a abelha-limão é que após invadir a colmeia, ela cria uma estrutura um tanto quanto inusitada.

“Elas constroem uma entrada que lembra uma aranha bem agressiva. Essa é uma forma de parecer um animal ameaçador e não um ninho, evitando assim, possíveis predadores”, destaca ele.

A arquitetura da colmeia possui várias falsas entradas. “Apenas uma das entradas é verdadeira, o restante é vedada. “E ainda assim no fim do dia elas fecham a única entrada para evitar invasores. São insetos muito inteligentes”, finaliza Francoy.