InfoBee A importância das abelhas para o meio ambiente - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

A importância das abelhas para o meio ambiente

Data: 02/08/2022 - por BH Recicla

Você já se perguntou qual a importância das abelhas para o meio ambiente?

Você acha que abelhas só são importantes porque nos fornecem seu delicioso mel? Esses pequenos, às vezes temidos e incompreendidos insetos cumprem um papel muito mais importante para todos os seres vivos do nosso Planeta.

Se você é um entusiasta do meio ambiente, provavelmente já sabe que abelhas fazem a polinização, processo necessário para o surgimento de novas plantas e alimentos.

Com este post, porém, você vai entender melhor o valor que isso tem e saber por que a preservação das abelhas é um assunto que precisa ser levado a sério!

Polinização, a flora e a nossa alimentação

O vento, a água e diferentes animais cumprem seu papel carregando o pólen de uma flor até a outra, contribuindo para o processo de fecundação que dá origem a novas plantas e seus frutos.

O destaque vai para as abelhas que são consideradas as mais eficientes para a tarefa de transporte do pólen. E é por isso que, sem elas, florestas inteiras estariam em risco, prejudicando todas as formas de vida desses ecossistemas.

Trazendo essa realidade para mais perto de nós, seres humanos, é importante ressaltar que abelhas são responsáveis por cerca de 75% da produção de alimentos em todo o mundo. E, também por isso, o debate em torno da preservação desses insetos chama cada vez mais atenção.

O que coloca as abelhas (e o meio ambiente) em risco

Há diferentes fatores que contribuem para a diminuição de exemplares de uma espécie na natureza. No Brasil, a introdução de abelhas mais resistentes vindas de outros países contribuiu para o enfraquecimento de espécies nativas, que tem melhores condições de polinizar espécies nativas. Mas não é só isso.

O uso intensivo de agrotóxicos contribui para a mortandade dos insetos e é uma questão tão séria que já mobiliza a união entre agricultores e apicultores (criadores de abelhas) pela busca do equilíbrio.

Ainda, o medo da ferroada aliado à falta de conhecimento contribui para que colmeias inteiras sejam destruídas por pessoas que decidem se livrar dos insetos deliberadamente.

Como contribuir para a preservação das abelhas (e do meio ambiente)

Felizmente, já existem ações e iniciativas que visam proteger as abelhas e manter os benefícios que elas trazem para nós e para o meio ambiente, do mel, às plantas e alimentos.

Qualquer um de nós pode atuar pela preservação desses importantes insetos e há até quem decida criar abelhas em casa. Outras atitudes mais simples e muito benéficas são:

  • Cuidar do seu jardim, plantar e proteger as flores que servem de alimento para as abelhas;
  • Evitar matar as abelhas e destruir suas colmeias (sabemos que algumas pessoas são alérgicas e, ainda, que há casos em que a remoção dos insetos é mesmo necessária. Sempre que necessário, opte por contar com o apoio e orientação de especialistas);
  • Dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos que, além de serem melhores para a saúde, não são cultivados à base de agrotóxicos que contribuem para a mortandade das abelhas;
  • Cobrar dos representantes do governo mais ações contra o desmatamento, a favor da preservação e do desenvolvimento sustentável;
  • Seguir atualizado quanto ao problema e suas medidas, além de conscientizar outras pessoas quanto à importância das abelhas.

Viu importância das abelhas para o meio ambiente e como é simples fazer a sua parte para proteger as abelhas? Confira outros pequenos hábitos que você pode mudar para ajudar o meio ambiente!