InfoBee 60 abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

60 abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura

Data: 22/05/2023 - por CICLOVIVO

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas reúne informações sobre as diferentes espécies e suas características em um e-book gratuito

E-book abelhas sem ferrão

O livro está disponível apenas na versão e-book (digital). | Foto: Divulgação 

Às vésperas do Dia Mundial das Abelhas, celebrado em 20 de maio, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) lança o e-book “Abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil” . O material foi produzido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente e pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).

De autoria dos pesquisadores Cristiano Menezes, Denise Alves, Daercio Lucena e Eduardo Almeida, a obra vai muito além da já famosa abelha jataí (Tetragonisca angustula) e reúne nada menos do que a coleção das fichas catalográficas de 60 espécies de abelhas sem ferrão. As espécies foram escolhidas em função da relevância de cada uma para a meliponicultura brasileira.

O objetivo, segundo os organizadores, é auxiliar agentes ambientais, meliponicultores e outros interessados com informações básicas e promover o manejo sustentável das abelhas sem ferrão no Brasil. O livro está disponível apenas na versão e-book (digital).

“O material é de grande importância para levar informações sobre o manejo adequado de nossas abelhas sem ferrão, especialmente para que todos possam saber mais sobre as diferentes espécies e suas características”, afirma Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A..

E-book abelhas sem ferrão

Cada ficha é composta por aspectos da biologia e do comportamento, distribuição geográfica e imagens de espécies úteis para o seu reconhecimento e identificação. Sobre a biologia e o comportamento, são apresentadas informações de características do ninho, número de abelhas que compõem as colônias, distância máxima de voo, tamanho aproximado das operárias e outros aspectos gerais obtidos da literatura científica.

A distribuição geográfica de cada espécie reproduz as informações do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio, e as imagens mostram operárias preservadas a seco e alfinete, fotografadas a partir de espécimes da Coleção Entomológica da FFCLRP/USP. Grande parte das fichas também possui imagens de operárias vivas, que preservam sua aparência natural, e de entradas dos ninhos – outro atributo importante para o reconhecimento das espécies.

“Trata-se de uma primeira fonte de consulta para que as pessoas consigam visualizar e reconhecer as espécies presentes no ambiente e na sua criação, auxiliando com as dúvidas mais frequentes”, destaca Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos autores do e-book.

Em formato PDF, o e-book pode ser baixado gratuitamente aqui

E-book abelhas sem ferrão

Cada ficha é composta por aspectos da biologia e do comportamento, distribuição geográfica e imagens de espécies úteis para o seu reconhecimento e identificação.