InfoBee Mel da agricultura familiar passa a compor cardápio da alimentação escolar na rede estadual de ensino - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Mel da agricultura familiar passa a compor cardápio da alimentação escolar na rede estadual de ensino

Data: 16/11/2023 - por Roberto Araujo

Degustação no CETI Pe. Joaquim Nonato marcou o início da inclusão do produto como sobremesa nas refeições escolares do Piauí.

O mel produzido pela agricultura familiar do Piauí agora faz parte do cardápio oferecido na alimentação escolar nos centros educacionais da rede estadual do Piauí. Nessa segunda-feira (13), a secretária da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, e a superintendente de ensino da Secretaria da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, participaram da degustação do mel, em um ato que marca o início da inclusão do alimento como sobremesa da alimentação escolar. A ação ocorreu no Centro Estadual de Tempo Integral Pe. Joaquim Nonato, zona Sul de Teresina.

Para a secretária da SAF, Rejane Tavares, a inclusão do mel no cardápio escolar favorece os agricultores familiares por abrir um novo espaço para a venda da produção.

“É uma forma de estimular o consumo do mel como alimento. Também é uma forma de fortalecer a cadeia produtiva do mel, os agricultores familiares, as cooperativas que trabalham com o mel, abrindo um novo mercado, viabilizando mais um espaço de comercialização”, disse a secretária.

WhatsApp Image 2023-11-13 at 13.49.25.jpeg

Já para a superintendente de ensino da Seduc, além da alta qualidade nutricional, o mel piauiense lembra a qualidade do produto que é produzido por agricultores familiares do estado.

“É um alimento de composição nutricional altíssima. Nossos nutricionistas tem levado essa pauta com muito cuidado, com muito carinho, e mais do que isso, eleva a nossa autoestima em saber que um produto de altíssima qualidade está sendo introduzido no cardápio dos nossos estudantes”, destacou a superintendente.

WhatsApp Image 2023-11-13 at 13.49.27.jpeg

O ato representou o teste de aceitabilidade, ou seja, os alunos avaliaram o alimento para decidir se o alimento seria efetivamente incluído na alimentação. Com o resultado positivo, os estudantes terão a partir de agora o mel da agricultura familiar como uma das sobremesas incluídas no cardápio. Para os estudantes, um bom incremento na alimentação.

“É uma ideia ótima, nossa comida já é acessível para todos, e o mel é bom para tirar o gosto depois do almoço, uma sobremesa a mais, é um gosto diferente do dia a dia agora na escola”, disse o estudante Gustavo Nogueira.

A parceria da SAF com a Seduc pretende incluir mais produtos da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar da rede estadual de ensino, garantindo um alimento saudável aos estudantes e possibilitando melhoria na renda de agricultores e agricultoras familiares.

WhatsApp Image 2023-11-13 at 13.49.28.jpeg

Fonte: Governo do Piauí