InfoBee Guia traz plantas indicadas como melhor alimento para abelhas nativas - InfoBee
InfoBee
E-mail de contato

contato@infobeebr.com.br

Telefone de contato

(91) 3204-1050

Guia traz plantas indicadas como melhor alimento para abelhas nativas

Data: 21/02/2022 - por Embrapa Amazônia Oriental (PA)

A Embrapa Amazônia Ocidental (AM) selecionou 52 espécies de plantas indicadas como alimento para criação de abelhas nativas da Amazônia. As espécies vegetais estão no Guia Ilustrado de Plantas para Meliponicultura na Amazônia. A publicação ajuda no plantio de vegetais que ofereçam recursos florais para que as abelhas sem ferrão possam produzir mel, própolis e outros produtos e está disponível para download gratuito no portal da instituição.

  • Baixe o Guia Ilustrado aqui

Para listar as espécies botânicas, a pesquisa envolveu atividades de campo e a revisão de trabalhos científicos. A entomologista Cristiane Krug, pesquisadora da Embrapa que coordenou o trabalho, diz que a seleção se baseou em trabalhos científicos prévios de diversos autores da Amazônia e por meio de pesquisa aplicada como coletas ativas, observação de visitação e análises de pólen coletado pelas abelhas.

Ao indicar  as plantas que servem de alimento para as abelhas melíponas, a pesquisa oferece informações importantes para os criadores e para os que pretendem ingressar na atividade, seja para fins de conservação ou comerciais. Em ambos os casos, é necessário oferecer alimento adequado aos insetos, uma vez que a quantidade de abelhas colocadas em área restrita será maior do que a sua ocorrência natural.

Com as informações, os criadores poderão preparar o Pasto Meliponícola, um conjunto de plantas que oferecem pólen, néctar, óleo e resinas para o desenvolvimento das abelhas e ainda garantem a manutenção das colônias e a produção de mel e seus subprodutos.

Também chamado Jardim de Mel, esse pasto é um dos pilares para o sucesso da meliponicultura e contribui na polinização, favorecendo todos os insetos e demais animais que dependem de flores e frutos para sua alimentação e sobrevivência. “Cultivar plantas para fornecer alimento natural para as abelhas sem ferrão é determinante para uma boa produção de mel e para que as colônias permaneçam fortes e sadias”, destaca a pesquisadora.

Foto: Cristiane Krug

O Guia apresenta plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e trepadeiras e os recursos que oferecem para as abelhas, a distribuição geográfica, período de floração, fotos e outros dados de identificação.

As plantas selecionadas no guia têm em comum o florescimento em abundância. Há plantas ornamentais, como o amor-agarradinho, e também espécies frutíferas e de uso múltiplo como o tucumã, a pupunha, araçá-boi, açaí-do-pará, açaí-do-amazonas, jenipapo, ingá, entre outras.

O pesquisador da Embrapa Daniel Santiago considera o guia ilustrado um instrumento para a profissionalização e fortalecimento da atividade de cultivo de abelhas nativas. Mas, diz que ainda existe um longo caminho para colocar o mel das melíponas no patamar de profissionalização das abelhas africanizadas. “Urge a necessidade de uma legislação que regulamente os produtos para garantir o acesso ao mercado de maneira formal e incluir os meliponicultores que atuam à margem das normativas existentes, e também influenciar outros criadores para ingressar na meliponicultura”, finaliza.

Projeto de pesquisa
O Guia Ilustrado de Plantas para Meliponicultura na Amazônia é resultado do projeto Agrobio – “Abelhas, variedades crioulas e bioativos agroecológicos: conservação e prospecção da biodiversidade para gerar renda aos agricultores familiares na Amazônia Legal”, que desenvolve atividades de transferência de tecnologias no manejo de abelhas nativas, com atuação nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Pará. O Agrobio faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, coordenado pela Embrapa, financiado com recursos do Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Baixe o Guia Ilustrado aqui 

Texto:
Síglia Souza (MTb 66/AM) – Embrapa Amazônia Ocidental
Kélem Cabral (MTb 1981/PA) – Embrapa Amazônia Oriental